sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Deuses em 3D (3)



Deuses em 3D (3)

PDF 553




 



Motorista ao volante, e pé na estrada, em ruas e avenidas; free ways livres e largas. Linhas: vermelhas, verdes, amarelas; e outras cores contínuas ou tracejadas. A sensação da liberdade, não importando a distância. Um tanque é pouco, para chegar ao local desejado. O domínio e o poder sobre a máquina, o homem com cavalos dominados. Há estradas com postos de abastecimento instalados e representantes autorizados nas cidades. E com um telefonema aciona-se o seguro.

Não importa a distância, o governo sempre teve predisposição para construir estradas. Usou o argumento, do escoamento da agricultura. Eliminou o uso das ferrovias, talvez julgando mobilidade, para dar oportunidade para fábrica de motores, e até construiu uma fábrica própria, a FNM - Fábrica Nacional de Motores, para competir com as internacionais. E seus caminhões ficaram à beira das estradas, exemplares de museus, e colecionadores. Foram apelidados de Feios Nojentos e Moles ou Feliz Natal Manoel. A doce ilusão de competir com capital e estratégia internacional, os donos da brincadeira.

Automóvel adquirido, a sensação de liberdade em ruas e estradas. E ao necessitar estacionar, ao pararem em algum lugar, seus condutores e proprietários querem um lugar exclusivo, com facilidade e segurança. No máximo permitem que outros cheguem e olhem, que adorem, seus deuses motorizados. Não admitem que outros coloquem a mão, e para isto, providenciam sensores de toque e de presença, com alarmes nos ouvidos e celulares. Todos são suspeitos da tentativa de subtrair seus patrimônios. Temem que seus santos em 3D sejam roubados e furtados. Ainda que estejam expostos nas ruas, caminhos e calçadas. Seus carros parados, devem ser respeitados como um totem. Um deus automotivo, que chegam para resgatar seus donos adoradores. Partem prometendo voltar.

Enquanto a indústria automotiva investe no território nacional, usufruindo de minerais como ferro e petróleo, a matéria prima necessária. Países europeus vão abrindo um maior espaço para pedestres e ciclistas, chegando ao ponto de abolir os carros nos centros das cidades. E as multinacionais terão sempre o prazer, de trazer ideias novas e outras tecnologias, para onde há mão de obra farta, e disponibilidade de matéria prima.



Quem voa mais alto, enxerga lá de cima.

Em 08/01/16

Roberto Cardoso “Maracajá”

Produtor de conteúdo (Branded Content)





 Deuses em 3D (3)

PDF 553

Texto disponível em:








 Textos anteriores disponíveis em:

Deuses em 3D (1)
PDF 550






Texto disponível em:








Deuses em 3D (2)
PDF 551






Texto disponível em:








Outros textos:

Branded contents





http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso









Em 08/01/16

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN



por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
Produção Cultural

Maracajá






Nenhum comentário:

Postar um comentário