sábado, 21 de dezembro de 2013

Construindo o conhecimento (4)

Construindo o conhecimento (4)

O gênero feminino sugere acolhimento e receptividade. O logradouro público que corta a cidade de Natal, antes era denominado de estrada ─ de Ponta Negra. E por alguma razão histórica ou administrativa a estrada mudou o seu nome, e o título, para avenida ─ Roberto Freire, sem perder o gênero. Acolheu em seu leito rodoviário pelo menos duas universidades e uma faculdade na “Batalha da Avenida Roberto Freire”- BRF, (Jornal de Hoje em 30/07/12 – Natal/RN).

BRF é um espaço determinado e delimitado por uma avenida com fatores influentes, externos e internos, sem recortes espaciais ou temporais, buscando fundamentos na historia, no passado recente, e na atualidade. BRF é um teatro de operações com batalhas atuais.

Segundo Edwin Guthrie (1886-1959), objetos e eventos não são fatos, tornam-se fatos depois de descritos. E um olhar bourdiesiano torna a Avenida Roberto Freire um campo de disputas, onde por uma razão do destino, ou do Maestro Oculto como diria Bourdieu, fez instituições educacionais se encontrarem na mesma avenida. Um lugar onde povos outrora inimigos em guerras antepassadas do tempo colonial e das novas descobertas trazem ao presente uma nova guerra, e novamente com objetivos comerciais.

Do ponto de vista gramsciano: instituições locais e de outras paragens se instalaram na avenida formando uma hegemonia institucional e educacional. Em uma hegemonia se pressupõe uma participação das partes, diz Yuri Brunello, em “Mais definições em transito - hegemonia”. Um local onde se encontram o terreno das praticas e representações, linguagens e costumes, completando com Stuart Hall.

A história do homem é uma historia de hegemonias, e a historia de Natal não deveria deixar de ser. As instituições lutam para ganhar reconhecimento na Batalha da Avenida Roberto Freire.

Agora sem armas bélicas, apenas armas e estratégias de marketing, onde cada uma destaca seus melhores cursos, nas avaliações curriculares nacionais e regionais. E todos os dias alunos disputam vagas nas faculdades com vestibulares agendados, e as chances de atravessar a avenida: “Dicotomia natalense” (Novo Jornal em 12/05/12 - Natal/RN).

Imigrantes e camponeses adaptaram seus saberes para trabalhar no campo, e desfrutar da cidade. Agora estudantes se adaptam para poder estudar em faculdades e para poderem desfrutar um futuro. Em faculdades que vinculam seus conhecimentos e saberes a determinados modelos e regras curriculares de seleção e avaliação. Tal como lavradores, os estudantes continuam sendo discriminados, como alunos. Um corpo discente sem o conhecimento, sem o saber que transborda do corpo docente.  



Entre Natal e Parnamirim/RN ─  21/12/2013
BLOG

Texto disponivel em:





INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20
 DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN
PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática




Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; género; conocimiento

Key Words: management; gender; knowledge


Roberto Cardoso
(Maracajá)

ESTRATEGISTA



023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master

Colunista em Informática em Revista

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)


e-mail: rcardoso.gti@terra.com.br
E-mail: rcardoso277@yahoo.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário