sábado, 10 de maio de 2014

A desconstrução do conhecimento (2)

A desconstrução do conhecimento (2)

O escalonamento do aprendizado e do conhecimento é dividido em três graus, três etapas, três estágios, do básico ao superior. Do primeiro grau ao terceiro grau, onde termina e determina uma graduação. O que vem depois é denominado com algo posterior, além do tradicional, um pós-conhecimento, a pós-graduação, já indicando que não é para todos. Apenas para aqueles que desejam, e podem ir além.

A princípio o escalonamento do conhecimento é dividido em três degraus; alto, baixo e mediano; alto, baixo e médio; tal como três classes sociais, alta, média e baixa. Um modo de diferenciar uns de outros, estabelecendo os extremos e admitindo uma classe mediana. Tudo se nivela por três patamares, até a administração pública com os governos: municipal, estadual e federal, um sobrepondo o outro. O topo da pirâmide controla a base e o intermediário. O homem sempre procurou estabelecer três níveis aos seus conceitos, de modo consciente ou inconsciente: Pai, Filho e Espírito; alma, corpo e mente. Tal como os estados da matéria: gasoso, liquido e sólido O liquido é um estado intermediário entre o solido e o gasoso, e permite uma visualização de suas misturas, que podem se tornar homogêneas, diferente dos sólidos que podem se tornar homogêneas ou heterogêneas, dependendo dos pontos de vista das analises.   

Um ser mortal e comum, primeiro conclui o curso fundamental, ou primeiro grau, onde se conclui que obtenha conhecimentos fundamentados e fundamentais. Após o curso fundamental ingressa no curso de nível médio, por outras vezes, também chamado de segundo grau. Onde se conclui que termine com um conhecimento mediano, diante do proposto em três etapas, atingida com o terceiro grau ou nível superior, onde há uma solidez, uma graduação. O estudante começa por um estado gasoso, passa ao estado liquido e chega ao estado sólido. Os líquidos se misturam com facilidade, daí hoje a sociedade ser considerada liquida. Com novas regras e opções de mercado, se faz uma sublimação chegando rapidamente a outro estado, em pouco tempo vai-se do gasoso ao sólido, do nível fundamental ao nível superior e além.

Terminadas as duas primeiras etapas, então poderá almejar uma faculdade obtendo uma graduação, onde se tornará um cidadão graduado, diferenciado dos outros. Tornando-se um bacharel ou um licenciado em determinada área do conhecimento, solidificando seus conhecimentos. Terminado o curso de nível superior terá direito ao conhecimento e reconhecimento, respaldado por diplomas e honras, com rituais e memoriais.

Um estudante seguindo o tramite legal, formal e temporal da educação leva ou levaria anos para concluir a graduação, a obtenção do diploma de bacharelado. Com mais alguns anos depois de bacharel, um diploma de especialista (lato sensu). Depois mais alguns outros anos a percorrer para obter primeiro um título de mestre, e seguidamente depois obter um título de doutor (stricto senso). Pós-graduação não cofere diplomas, confere títulos de especialista, mestre e doutor. Títulos de saber e conhecimento em um determinado tema específico; especialistas, mestres e doutores em determinado assunto. E por muitas das vezes não é a especialidade da banca de avaliação.

Uma inundação de faculdades com cursos denominados tecnológicos invadiu as cidades. Proporcionou uma conclusão do nível superior em menor tempo. A grande chamada aos cursos tecnológicos foi a possibilidade obter um curso superior em menor tempo; prestar concursos públicos que exigissem nível superior; e uma possível entrada no mercado de trabalho antes de prazos mais extensos da graduação.

Cursos voltados ao mercado de trabalho. Grades curriculares montadas de acordo com as necessidades apresentadas pelas empresas que foram consultadas e requisitadas. Mas mudanças conceituais e mercadológicas são dinâmicas. As fabricas produzem produtos com quantidades, qualidades e finalidades de acordo com a demanda e oferta do mercado. Fato que não é corrigido dentro dos cursos preparatórios para o mercado de trabalho. Cursos preparatórios com status de faculdade. O conhecimento é uma mercadoria renovável, ótima mercadoria para instituições escolares, uma mercadoria de pouco tempo de prateleira.

Depois do incentivo governamental para fazer cursos técnicos, pregou-se que o conhecimento técnico não era mais suficiente. Não bastou ser técnico para ocupar um espaço intermediário entre a produção e a coordenação, entre a base e o topo da pirâmide, seria preciso ser tecnólogo. A pirâmide foi redimensionada e adaptou-se o espaço do tecnólogo. Desconstruiu-se o que estava construído.

Pelas ruas e avenidas, em faixas e cartazes, ou distribuição de folhetos é possível encontrar oportunidades para fazer e concluir o primeiro grau em alguns dias, o segundo grau com ou sem especialização em alguns meses. Em mídias mais restritas e mais expensas (outdoor e busdoor), com maior apelo mercadológico; jornais e revistas para públicos mais específicos, já encontramos oferecimentos de cursos superiores com conclusão em reduzido espaço de tempo. Incluindo-se os cursos à distancia (EaD), com raras atividades presenciais, a não ser para mensurar conhecimentos. E continua-se a desconstruir o conhecimento construído. Quanto mais fácil o acesso a um titulo escolar, maior será a sua desvalorização proporcionada por uma “inflação de títulos” (Bourdieu).





Entre Natal e Parnamirim/RN ─  10/05/2014






Texto escrito para: Jornal de HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário