A
desconstrução do conhecimento (3)
Texto publicado no O jornal de HOJE em 02/06/14
http://issuu.com/jornaldehoje/docs/02062014?e=4883617%2F8102598
http://issuu.com/jornaldehoje/docs/02062014?e=4883617%2F8102598
Antonio Gramsci (Itália:1891-1937)
escrevia anotações para serem jogadas no lixo ao final do dia. Pierre Bourdieu
(França:1930-2002) escreveu um livro para ser queimado. As anotações de Gramsci
renderam pelo menos uma dezena de livros como fonte original e primaria, a
partir de seus escritos carcerários. Outros tantos foram escritos como conhecimento
secundário. E a maior expressão dos estudos gramscianos, no Brasil foi Carlos
Nelson Coutinho (1943-2012).
Bourdieu foi a maior
expressão na sociologia dos últimos tempos. Um filósofo que se converteu em
sociólogo. Rendendo novas interpretações no campo da sociologia e
principalmente na educação. Suas ideias começaram a ser divulgadas no Brasil na
década de 1970. No ano de 2013 foi realisado em Natal/RN o “Simpósio Internacional
sobre Pierre Bourdieu e a Educação” na UFRN, com apoio da CAPES e Universite de
Paris.
Além dos tradutores de seus
livros (Bourdieu), mais três nomes de conhecedoras da obra e das teorias
boudiesianas: I. Barreira, S. Baptista e T.C. Franco Santos. Três enfermeiras
atuantes, no ensino de graduação e pós-graduação da EEAN - Escola de Enfermagem
Anna Nery da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Três docentes,
mestres, doutoras e pós-doutoras. Enfermeiras PAN (Padrão Anna Nery) orientadoras
no curso de pós-graduação da EEAN/UFRJ. Por intermédio do Núcleo de Pesquisa em
Historia da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS), com sede no prédio histórico da
EEAN. Conduzindo mestrandos e doutorandos em analises do campo social e
educacional da enfermagem. Estudam, apoiam e constroem artigos, teses e
dissertações, com aplicações de teorias, ideias e pensamentos, de Bourdieu,
Hobsbawm e Nobert Elias, dentre outros.
Obervando as bibliografias,
imaginando os meios e as épocas que viveram (Gramsci e Bourdieu) é possível
imaginar seus pensamentos e suas afirmações.
Considerando que Gramsci escreveu anotações para serem jogadas fora; e
Bourdieu escreveu um livro para ser queimado. Este simples conjunto de artigos,
alheio a mídia científica, deverá ser minimamente ignorado. Desprezado pelas
elites intelectuais e acadêmicas, detentoras e controladoras da construção do
conhecimento.
Enquanto um (Gramsci) foi um
escritor solitário, fez grande parte de seus escritos em um período carcerário.
E tal como Karl Marx não fez carreira na academia. O outro (Bourdieu) foi um
membro da academia francesa, lecionando em faculdades, escrevendo e publicando
artigos científicos, dirigindo revistas cientificas. A partir dos exemplos
citados aqui, nota-se claramente que a produção intelectual pode ser inversamente
proporcional à construção de uma carreira acadêmica.
A construção de um
conhecimento sofre controles: de poder e de status. Poderes que visam uma
permanência de pessoas em determinadas posições, em diversos pontos da pirâmide
construída. Aliás, os modelos em forma de pirâmide, já são ensinados desde as
teorias gerais no inicio da educação acadêmica. Para que cada um, desde cedo
saiba sua posição perante os outros. Construídas e ensinadas para que cada um
perceba que será necessário muito esforço para atingir o topo.
Qualquer aluno ou orientando
que tenha outras opiniões, ou soluções diferenciadas do professor ou orientador,
já é suficiente para não obter uma nota máxima em um TCC ou monografia; não
defender uma dissertação ou tese; não escrever um ensaio ou artigo científico.
Um TCC, uma monografia, uma
dissertação ou uma tese segue regras e critérios. Regras e critérios para que o
mestre e a banca de avaliação possam entender o desenrolar do pensamento
daquele que defende uma ideia, o orientando. Regras que beneficiam o orientador
e a banca. Até uma prova de múltipla escolha é um beneficio ao professor. Evita
outras e novas interpretações alem das oferecidas.
Bourdieu produziu uma
ciência incômoda, e costumava dizer: o que o mundo social fez, o mundo social
pode desfazer. E assim o mundo social vai construindo e desconstruindo os
conhecimentos.
Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 31/05/2014
|
|
Texto produzido para:
O Jornal
de HOJE – Natal/RN
|
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento
Key Words: management; quality; knowledge
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário